Liderança Lean e customer centricity são chaves para gerar impacto nos negócios

Confira os highlights do Lean Digital Summit.

CI&T no Lean Digital Summit 2019
Posted on Sep 20, 2019

 

O que você vai ler aqui:

  • Cesar Gon, CEO da CI&T, fala sobre a mudança da liderança com a visão do líder Lean 

  • Lean como a chave para a transformação digital com foco em resultados de negócios

  • O case de sucesso da jornada de transformação digital da Cielo

 

Nos dias 12 e 13 de setembro, no Cubo, em São Paulo, algumas das maiores empresas do mercado se reuniram para mais uma edição do Lean Digital Summit, evento promovido pelo Lean Institute Brasil e Lean Global Network com a correalização da CI&T. Como objetivo trazer cases e troca de ideias sobre gestão Lean focada na construção de experiências digitais para o aumento e crescimento da satisfação do cliente, o evento deste ano contou com palestrantes do Brasil, Inglaterra, Alemanha, França, Austrália e Estados Unidos.

 

Os debates trouxeram ao público novos conceitos, abordagens e estratégias digitais para instigar novas ideias, carreiras e impulsionar as organizações na transformação digital. Empresas como Toyota, Bosch, BRQ, PagSeguro, Raízen, Cielo, Itaú, Magalu, Vivo, REA Group, Konica Minolta, Hermes Pardini e Mercedes-Benz e a CI&T subiram ao palco para dividir suas histórias, projetos e toda a jornada de construção de uma gestão inovadora e uma nova visão da transformação digital com a utilização da filosofia de gestão Lean.

 

The dark Side of Lean Management - The challenges of being a lean leader in a command and control world foi o tema da palestra realizada pelo fundador e CEO da CI&T, Cesar Gon, com mediação de Christopher Thompson, diretor e coordenador do evento. Vestido à caráter, com uma camiseta do filme Star Wars, Cesar falou sobre as barreiras de liderar de forma enxuta e descentralizada em um mundo onde o comando e o controle ainda ditam as regras do jogo. Qual o segredo para o sucesso de uma Liderança Lean? "Menos gente que que sabe-tudo, mais gente para criar um ambiente de co-criação para extrair todo o potencial para resultados”, afirmou.

 

O CEO da CI&T também participou do painel “Como transformar pessoas para transformar negócios”  junto à Benjamin Quadros, CEO da BRQ, e Presidente do Conselho da BRASSCOM e  Flávio Picchi, Presidente do Lean Institute Brasil. Cesar Gon, dividiu suas experiências em mudar o mindset e a cultura das organizações e colocar as pessoas no foco das ideias, estratégias e planejamento.

 

Para falar de Disrupção x Adaptação, Carlos Molan, Diretor Executivo da CI&T juntamente com Mauro Gomide, Diretor de projetos e métodos da Cielo apresentou o case da jornada de transformação digital da companhia que está sendo conduzida pela CI&T. No painel, foram discutidas formas de trabalho mais dinâmicas e eficientes e a importância de ter o cliente sempre no centro das decisões. Além disso, alguns resultados de impacto, como um ganho médio de 85% em produtividade em comparação ao modelo de trabalho antigo, foram apresentados.

 

“Todas as áreas estão embarcadas nesta jornada. Nossa intenção é ter agilidade de ponta a ponta, não apenas nas áreas de tecnologia”, destacou Molan. O recado para empresas que estão tentando acertar caminhos foi que a jornada de transformação digital não deve acontecer de forma abrupta, mas em etapas seguras e sustentáveis que devem englobar a adaptação e melhoria contínua nos processos e na cultura

 

Como ser líder Lean e desenvolver um time de solucionadores de problemas foi o assunto abordado por Fernando Luciano, Talent Director da  VIVO e Marlon Silva, Senior Leadership & Coaching Strategist da CI&T. “Liderança Lean é fundamental para a transformação digital, ela é capaz de destravar o potencial das pessoas”, ressaltou Marlon. Como uma das principais habilidades para isso, a dupla destacou o coaching. “Coaching é um veículo para aceleração, performance e para ajudar as pessoas a pensarem fora da caixa”, disse Marlon.

 

A CI&T também dividiu o palco com Selma Corrêa, Diretora de Serviço a Clientes e Parceiros da Raízen. Com a palestra “Agilidade transformando a jornada do cliente”, Selma e Gilson Gaseorowski, Lean Transformation Coach da CI&T, destacaram como foi a jornada de transformação e o impacto de negócios da Raízen

  

No segundo dia de Lean Digital Summit, foram realizados diversos workshops. A CI&T trouxe o tema: “Design Thinking: da ideação a um novo modelo de liderança”. Nele, Gilson Gaseorowski, Lean Transformation Coach, Marlon Silva, Senior Leadership & Coaching Strategist e Vanessa Togniolli, Senior Leadership Development Manager da CI&T, apresentaram o Design como uma ferramenta estratégica que ajuda a encontrar, de forma colaborativa e multidisciplinar, as melhores soluções para problemas e projetos colocando o cliente no centro.

 

Este é um recurso muito utilizado por squads ágeis para acelerar inovações por meio da ideação, prototipagem, experimentação e validação de ideia, contribuindo para o aprendizado rápido. Durante a imersão, participantes aprenderam muito com a metodologia, experiências, cases e praticaram um framework desenvolvido pela CI&T que capacita líderes a resolver problemas em 10 minutos.