Como o Agile revoluciona o mercado de tecnologia

Por: CI&T Team

Metodologia Agile
Posted on Apr 28, 2019

 

O que você vai ler aqui:

  • Quais são poderosos princípios que fazem do Agile um dos fundamentos das novas e bem-sucedidas operações digitais

  • O framework e aplicações capazes de transformar seu negócio

  • Como o Agile pode ajudar sua empresa a gerar impactos de negócio com velocidade

 

 

Em 2001, dezessete desenvolvedores descontentes com os alongados processos de produção de softwares - que até então seguiam um rigoroso passo a passo - se reuniram em Snowbird, nos Estados Unidos, para discutir uma nova metodologia que trouxesse mais velocidade e agilidade ao trabalho. Desse encontro, surgiu o manifesto do Agile Software Development e com ele os princípios que fundamentam o desenvolvimento ágil.

 

Segundo o manifesto, a metodologia deve valorizar:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente

  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

 

Os 12 princípios do Agile

 

1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente por meio da entrega rápida e contínua de softwares que tragam valor;

2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas mesmo nas etapas finais do desenvolvimento. Os processos Agile aproveitam essas mudanças para oferecer vantagens competitivas ao cliente;

3. Entregar softwares prontos regularmente, em algumas semanas ou meses, com foco sempre na redução do tempo;

4. Profissionais da área de negócios e de desenvolvimento devem trabalhar em conjunto diariamente durante todo o projeto;

5. Criar projetos motivando pessoas. Oferecer o ambiente e o suporte que elas necessitam e confiar em seu trabalho;

6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para uma equipe de desenvolvimento é o diálogo presencial;

7. A principal medida do progresso é entregar um software funcionando adequadamente;

8. Os processos ágeis promovem um desenvolvimento sustentável. Patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente;

9. Ter atenção contínua à excelência técnica e ao bom design para aumentar a agilidade;

10. A simplicidade - ou a arte de reduzir ao máximo o trabalho desnecessário - é essencial;

11. As melhores arquiteturas, requisitos e projetos surgem de equipes que se auto-organizam;

12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como tornar-se mais eficaz e, em seguida, otimiza e ajusta o seu comportamento de acordo.

Cumprindo todos esses princípios, o Agile Software Development traz agilidade e dinamicidade para o desenvolvimento de softwares

 

 

Metodologia ágil: frameworks e aplicações

 

Por sua eficiência em otimizar processos, o Agile ultrapassou as fronteiras de tecnologia e hoje é uma metodologia alternativa de gestão de projetos que pode ser adaptada a qualquer contexto de produção. Por esse motivo, é necessário conhecer não somente os seus princípios e premissas, mas também seus frameworks e aplicações.

Entre eles está o Scrum, um modelo de gestão dinâmico em que as fases de qualquer projeto, ação ou produção dentro da organização são desenvolvidas em períodos curtos, com entregas contínuas e de valor aos clientes. Tudo é feito por meio da troca de informações e, para isso, os Sprints - ou ciclos de desenvolvimento - são aplicados.

Por meio de reuniões diárias, conhecidas como daily meetings, as equipes envolvidas são reunidas em ambientes de troca de conhecimentos, colaboração e cocriação. O trabalho passa a ser mais dinâmico e produtivo e uma iniciativa é observada e transformada diversas vezes durante o desenvolvimento. Nesse processo são importantes os feedbacks do cada pessoa do time, mas também de clientes que contribuem para a realização de cada entrega. Assim, produtos e soluções têm muito mais chances de sucesso.

 

O papel do Agile na transformação digital

As características do Agile, de possibilitar entregas rápidas e frequentes com foco na melhoria contínua casa perfeitamente com a atual necessidade do mercado. Hoje, o cliente exige produtos e experiências satisfatórias cada vez mais rápido. Não é a toa que o Agile é um dos métodos de operação base das startups.

As companhias que estão em seus processos de transformação digital, passando por mudanças estruturais profundas, frequentemente apostam na implementação de equipes que trabalhem Agile. Porém, estas iniciativas sem a articulação com uma metodologia de base robusta que as suporte - como a filosofia de gestão Lean - acabam tendo resultados isolados e não ganham escala na companhia. Ou seja, não promovem a construção de uma operação digital.

Assim, para não cair no mesmo erro - e acabar desperdiçando uma solução poderosa como o Agile - é preciso buscar conhecimento, estudar cases e formatos de operação que melhor se adaptem ao contexto de sua empresa.

Na CI&T desenvolvemos um modelo de transformação digital com base nos princípios do Lean - a entrega apenas do que é valor para o cliente, a melhoria contínua, a colaboração como foco - trazendo a agilidade, a velocidade e o mindset de experimentação em ciclos curtos das técnicas do Agile. É a Lean Digital Transformation

Deseja saber mais? Então, leia o texto do cofundador da CI&T, Bruno Guicardi e saiba como estabelecer uma organização Lean com equipes ágeis.